quarta-feira, 2 de abril de 2008

Iguaba Grande


Iguaba Grande fica às margens da Lagoa de Araruama. O distrito de Iguaba Grande, que pertenceu a São Pedro da Aldeia, foi criado em 1954, tendo se emancipado em 1995.


Iguaba possui 32 Km² de extensão territorial. Limita-se com os municípios de São Pedro da Aldeia e de Araruama. Suas águas calmas e mornas, onde o sol brilha o ano inteiro, atraem turistas de todo o Brasil, que contam com uma regular estrutura de serviços, com pousadas, hotéis e restaurantes.






A Capela de N.S. da Conceição foi erguida em 1761 pelos padres Jesuítas. Suas paredes são feitas de argamassa, óleo de baleia, pedras e conchas. Uma reforma, feita em 1972, descaracterizou o seu interior.

As festividades religiosas mais importantes são: Festa de São José (19 de março), Festa de Nossa Senhora de Fátima (13 de maio), Festa de Corpus Christi, (em junho), Festa Junina e Festa da Imaculada Conceição (8 de dezembro), padroeira da cidade.


O comércio explora os ramos de alimentação, material de construção e agropecuária. Há farmácias, açougues, padarias, lojas de roupas e pequenas casas comerciais, além de duas agências bancárias (Banco do Brasil e Itaú) e de uma máquina do Banco 24 Horas (dentro da Drogaria Atual). A cidade depende do turismo e sofreu bastante com a inauguração da Via Lagos, que desviou o trânsito com destino a Cabo Frio, Búzios e Arraial do Cabo. A poluição da lagoa, a partir de 2000, também afastou os veranistas, que só agora começam a voltar.




Gostou de Iguaba Grande? Venha conhecê-la. Fica a menos de duas horas do Rio.



(Todas as fotos foram tiradas hoje cedo, dia 2 de abril)

5 comentários:

Anônimo disse...

sou apaixonada por iguaba! é sempre bom ter notícias e tê-la um pouco mais próxima de quem está distante!

Anônimo disse...

Trabalhei na drogaria Atual em Iguaba Grande,tbm sou morador da cidade adoro minha cidade e tenho certeza q muitas pessoas tbm...

Anônimo disse...

Sou veranista, sou apaixonado por iguaba, todo mës estou presente, estou mais feliz pois vejo que a lagoa esta melhorando muito, o calcadao estã bonito, tanto que montei um site
www.iguabagrande.hd1.com.br, com algumas fotos, meu projeto e tentar a prefeitura daqui a uns 12 anos, quem sabe !
abracos a todos

Anônimo disse...

Poxa essa ultima imagem de Iguaba Grande é a rua da casa da minha tia!! Maneiro, né?!

Anônimo disse...

Tem um condominio Vivendas d' Iguaba muito boom adoro ir a casa da minha tia