quinta-feira, 3 de abril de 2008

Dragagem do canal em Cabo Frio

Lagoa de Araruama respira novamente!


Uma verdadeira obra de arte. A nova ponte sobre o canal de Itajurú está pronta e funcionando. Quem passa de carro não imagina a importância que ela tem para a sobrevivência da lagoa de Araruama.


Pela imagem podemos ver como o canal aumentará em largura. Nesse ponto, com a ponte antiga, a distância entre as margens era de apenas 30 metros. Com a nova ponte, após a retirada do aterro, o canal de Itajurú passará a ter 300 metros de largura, além do aumento da profundidade, que aumentará de alguns centímetros para dois metros e meio, possibilitando a entrada de barcos maiores na lagoa.


Para a conclusão do desassoreamento é necessário retirar a antiga adutora que leva água para a Álcalis, em Arraial do Cabo. As mais de 100 colunas obstruem a passagem de água e embarcações, além de impedir a continuação dos serviços de dragagem, pois há o risco de desabamento da estrutura. Segundo a Pró-Lagos, "a remoção da tubulação em si, para baixo da nova ponte, terá um custo de cerca de um milhão e duzentos mil reais, que não foi previsto por ninguém". Mas a Serla assumiu os custos e a remoção acontecerá.


Além da tubulação, dois grandes postes, um em cada margem da antiga ponte, também esperam por remoção. Só assim aquele trecho de terra, acesso da antiga ponte, poderá ser retirado.


Enquanto isso, as dragas prosseguem no seu trabalho.

O aterro feito há mais de 40 anos para permitir a construção de uma ponte pequena, com apenas 30 metros, e a tubulação de água doce que corta a entrada da lagoa, de ponta a ponta, mostram o descaso com que eram tratadas as questões ambientais no passado. Felizmente, parece que a mentalidade dos governantes está mudando e a facilidade de comunicação em muito contribui para que isso ocorra (pelo menos para vigiar e denunciar).

Estas imagens foram feitas hoje cedo, de um telefone celular Nokia 6265. A câmera que seria utilizada, uma Canon S500, apresentou defeito. Felizmente o Nokia 6265 não faz feio e, como sempre, deu conta do recado.



Vamos acompanhar. Essa obra é muito importante e, justiça seja feita, deve ser creditada à Governadora Rosinha Garotinho, em quem não votei, enquanto outros preferiam que as verbas disponíveis fossem aplicadas na baía de Sepetiba. Felizmente prevaleceu o bom senso. Obrigado, Rosinha.


Ao lado da nova ponte está a Marina do Canal Palmer. Haverá melhor lugar para se ter uma casa?

5 comentários:

Anônimo disse...

gostaria de entrar em contato para saber se voce me autoriza a reproduzir este seu excelente post sobre o canal de Cabo Frio em um site aqui da região, e é claro citarei a fonte e colocarei um link para seu blog.

meu email = marvio2arrobagmail.com

Unknown disse...

Está autorizado.

Anônimo disse...

obrigado vou colocar a materia e a fonte!

Anônimo disse...

É uma pena que a construção e abertura ao trafego da nova e bela ponte de acesso a Cabo Frio, sobre o Canal de Itajurú, não permita a passagem de embarcações por baixo da mesma, devido a existência de uma adutora paralela à mesma, sobre as águas da Lagoa de Araruama.

1 - Para quando está previsto o remanejamento desta adutora, para
possibilitar a passagem de embarcações como veleiros e principalmente
lanchas?

2 - E as centenas de redes de pescadores, extendidas próximo à entrada do canal de Itajurú, que dificultam e trazem mesmo perigo à circulação de embarcações, quando serão eliminadas?

O ideal seria a demarcação, com inclusive boias apropriadas, de uma faixa com largura em torno de 20 metros ou mais e proifundidade minima de 1 metro, onde não fosse permitido o uso de redes de
pesca.

Assim, a navegação de quem sai e de quem entra na Lagoa seria mais segura, sem o perigo de entralaçamento das redes nas hélices das embarcações, o que
é frequente, trazendo danos tanto às embarcações como às redes de pesca.


Francisco Bolivar Carneiro

Engenheiro Civil

Anônimo disse...

citado no www.iguabagrande.com