terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Krill em Arraial do Cabo


As águas de Arraial do Cabo (*) foram invadidas por pequenos camarões, denominados Krill. Sua origem são as águas geladas da Antártida. O fenômeno da Ressurgência tem seu ponto alto em Arraial do Cabo, daí a grande quantidade do crustáceo.




Nosso amigo J.Conde, autor das fotos e colaborador do Alma Carioca, tem casa em Arraial do Cabo. Sua principal distração é fotografar a pesca artesanal. Com a chegada dos minúsculos camarões à Praia Grande, não deixou de registrar o belo e inusitado espetáculo.





As águas de Arraial ficaram tingidas de vermelho. Esses camarões são riquíssimos em nutrientes, servindo de alimento para as baleias. Dizem os especialistas que não devem ser consumidos por seres humanos pois há risco de provocar uma forte dor de barriga (será mesmo?).



Imagino como ficariam deliciosos, fritos no azeite, acompanhando uma cervejinha bem gelada na beira da praia, em boa companhia. Segundo J. Conde, "não dá para fritar porque é pura água, aliás nem tem gosto. Se você apertar, o bicho estoura como uma bolha."



Para quem não sabe, a RESSURGÊNCIA oorre em raros pontos dos oceanos da Terra. Em Arraial do Cabo, a ressurgência ocorre como resultado da ação dos ventos do quadrante leste/nordeste aliado ao movimento de rotação da Terra, que provoca o afastamento das águas quentes da "Corrente do Brasil", que descem pela costa do nordeste em direção ao sul. Quando essas águas afastam-se da costa, há uma subida das águas frias da "Corrente das Malvinas", que correm em sentido contrário às águas da "Corrente do Brasil", ou seja, se deslocam do sul em direção ao nordeste. Este fenômeno arrasta os nutrientes que repousam no fundo até as camadas iluminadas do mar. No fundo, na ausência de luz, esses nutrientes são inertes. No entanto, quando atingem as camadas iluminadas, são utilizados pelas algas microscópicas, através da fotossíntese, e provocam uma " explosão " das microalgas (o fitoplancton) que são o inicio da cadeia alimentar marinha. Essas microalgas abundantes se constituem em alimento dos pequenos animais marinhos (zooplancton), que crescem mais rapidamente, servindo de alimento para peixes pequenos, que vão alimentar os peixes maiores e assim sucessivamente.



Arraial do Cabo é rico em pescado. A ressurgência tem seu ponto central no Focinho do Cabo, na ilha de Cabo Frio, também conhecida como a Ilha do Farol. Tem uma área de influência que atinge, ao norte, o município de Macaé e, ao sul, o município de Maricá, transformando essa região num dos maiores pólos pesqueiros do Estado do Rio de Janeiro e do Brasil.



Esta situação geográfica particular propicia uma grande alternância de correntes marinhas (em direções diversas e sempre mudando) e também uma grande diversidade de espécies vegetais e animais.



Aqui temos a ocorrência de espécies que vivem tanto no litoral sul como no litoral norte sendo Arraial considerado como limite geográfico dessas espécies.



Quando os ventos mudam, com a chegada da frente fria, ocorre o fenômeno inverso, chamado SUBSIDÊNCIA, que é a descida das águas frias da "Corrente das Malvinas", com o retorno das águas quentes da "Corrente do Brasil".



Como aqui os ventos predominantes são os do quadrante leste/nordeste, a situação mais freqüente é a de RESSURGÊNCIA.



E Conde, além de conseguir registrar um momento raro ao fotografar o cardume de Krill, ainda conseguiu provar que há tanto peixe em Arraial, que se consegue pescar com as mãos (um raquete , carne boa e branca, de uns 500 gramas), conforme ele explica:



- Devido ao grande número de camarões, os peixes se arriscavam a chegar mais perto da areia. Estava eu de conversa com esse pescador, lá no alto do pontal, quando o sujeito avistou o peixe nadando perto da arrebentação. Disse para segui-lo e desceu correndo o pontal. E eu atrás com a máquina. Aí o cara entrou na água e começou a cercar o peixe, e eu fotografando. Espantou o peixe para perto das pedras e meteu a mão de uma vez só. Deu o bote no bicho e pegou.




- Depois me olhou e disse: "Fotografa, que isso é a prova de que, aqui em Arraial, ainda dá pra se pescar com as mãos."

O nome da figura é Dudu. Ele é o principal pescador da colônia de pesca da Praia Grande.


* Arraial do Cabo foi o local onde desembarcou a expedição de Américo Vespúcio em 1503, e onde foi criada a primeira feitoria do Brasil. Foi emancipado em 1985, desmembrado do Município de Cabo Frio. Seu solo formou-se há um milhão de anos, pela ação dos ventos e das correntes marítimas, trazendo e fixando as areias e interligando antigas ilhas (hoje Morro do Miranda, Morro do Forno e Pontal do Atalaia).


4 comentários:

Anônimo disse...

Paulo, valeu pela aula. Eu li toda a matéria sobre os camarões vermelhos e, também, sobre o pescador Dudu. Parabéns para você. Um grande abraço

Anônimo disse...

Hummm, também pensei logo na frigideira e na cerveja gelada :) Adorei saber mais sobre Arraial que, além dos camarões, é de dar água na boca. Agora aprendo um pouco mais sobre a riqueza da região que eu também amo!
Beijos.

Vinyl Maniac disse...

Caro Paulo (xará),
muito bom o seu blog, parabéns! E esta matéria do krill foi instrutiva pacas! Como perguntar não ofende, voce poderia, resumidamente me informar em que estado se encontra a Prainha? Li notícias sobre o fechamento da Álcalis (da fabrica?) e outras. Eu morei na Prainha nos anos 80 e era um paraíso à despeito do inicio da favelização. Estou morando em Ribeirão Preto -SP e sinto falta do cheiro do mar da Prainha. Foi no tempo que o bar mais decente era o Bar do Carlão e ainda tinha um hotel, se bem lembro, o Sereia...
Forte abraço!
Paulo

Unknown disse...

Parabéns pela matéria amigo !