sábado, 29 de dezembro de 2007

Passeio de barco em Arraial do Cabo

Esta é a Ilha de Cabo Frio, mais conhecida como Ilha do Farol. A foto mostra o ponto em que as coordenadas geográficas indicam 23° de latitude sul e 42° de longitude oeste.

No último fim de semana de 2007 o tempo ajudou bastante. Há dois dias não aparece uma única nuvem no céu da Região dos Lagos.

Por que os turistas procuram Arraial do Cabo entre tantas opções de lazer que lhes são oferecidas? Afinal, Arraial é uma pequena vila de pescadores, que cresce sem muito planejamento e não oferece, além da natureza, alternativas a quem quer se divertir.

Mas, tendo esse mar, Arraial não precisa oferecer mais nada. As águas cristalinas surpreendem a todos que nelas se banham.

Além do banho de mar na Praia Grande e na Prainha (na entrada da cidade), o banhista pode passar o dia na Praia do Forno, onde se chega de barco-taxi, ou por uma trilha no morro. É preferível ir de barco. A trilha é íngrime e não compensa o esforço que será feito.

Na Praia do Forno há barracas com bebidas e comidinhas. O mar é calmo e não oferece perigo algum.

O programa preferido por quem vai a Arraial é fazer o tradicional passeio de barco.

As embarcações costumam sair às 10 horas do píer da Praia dos Anjos para um passeio de algumas horas, passando pelas prainhas do Pontal do Atalaia, onde há uma parada para um mergulho e, quem quiser, pode esquiar de esquibunda, nas dunas que vão até a água.

Das prainhas do pontal vamos navegar pelos baixios, passar pelo Boqueirão e conhecer um acidente geográfico chamado "Fenda de Nossa Senhora". Diz a lenda que a fenda na rocha foi feita por um raio. Há uma imagem de Nossa Senhora colocada, neste local, pelos pescadores. Mais adiante está um enorme buraco que, segundo contam, foi causado por um meteorito. Antes de chegar ao Farol Novo, localizado na beira de um penhasco, visitamos a Gruta Azul, ponto alto do passeio.

Ao retornar, há a parada na praia da Ilha do Farol, com permissão da Marinha que zela pela sua conservação , pois a ilha é área de preservação ambiental.

Finalmente, depois de um longo passeio, vamos até a Praia do Forno, onde está o Restaurante Flutuante. Bebidinhas e petiscos são bem-vindos. Rodelas de lulas e iscas de peixe são deliciosos.

É hora de encerrar nosso passeio. Estivemos cerca de cinco horas navegando pelos mares de Arraial.
Quem vai uma vez, quer voltar sempre.

7 comentários:

Anônimo disse...

Volta sempre mesmo!! É um cenário de impressionar, com suas águas azuis de uma transparência intocável!!!
Vale o passeio, a visita e o retorno!!!
Linda matéria!

Aline disse...

Esse lugar é um paraíso, e o passeio de barco é inesquecível e obrigatório pra quem vai para arraial.

Em alguns pontos é possível mergulhar no mar e ficar alguns minutnhos curtindo aquela agua geladíssima com os amigos.

Adorei!

Passei minha virada de 2006 p/ 2007 lá
e essa virada não foi diferente!

A água é tão limpa que dá pra enxergar TUDO!

Vale a pena a viagem que durou mais de 11 horas de são paulo até arraial!


vc tem mais alguma dica além do passeio de barco?

eu conheci algumas praias somente como a prainha, praia grande, forno, anjos mas sei que existem 12 por lá.
pretendo conhecer todas.

Grande abraço.

Anônimo disse...

Puxa, adorei o seu passeio. Deu vontade de viajar. Você conhece Florinópolis? Aqui também tem lugares lindos para serem visitados.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Atilio Peter disse...

Não há nada no Brasil, com exceção da Ilha Grande e de Fernando Noronha, que se compare às praias de Arraial. E não omito dizer que poucos conhecem praias no Brasil como eu.

Unknown disse...

olá meu amigo! gostaria de um tel de contato seu.pois sou guia de viagem aqui no rio e gostaria de levar meu grupo para conhecer esse paraisso. meu tel

(21)3884-5699 ou (21) 7850-1473 id 81*50412
email: hilene@ibest.com.br

Sara Albano disse...

Adorei a dica!
Qual foi a empresa que você fez o passeio de escuna...?
Sara albano.