terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Araruama, uma lagoa ameaçada

Até a virada do século as águas da lagoa de Araruama eram transparentes, com alta salinidade, propícias ao banho. A Região dos Lagos, onde estão os municípios de Cabo Frio, Arraial do Cabo, Búzios, Araruama, São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande e Saquarema, oferecia ao veranista, além das praias oceânicas, a possibilidade de se banhar nas águas da lagoa. A lagoa de Araruama é um ecossistema lagunar de 206.8 Km².

A partir de 2000 as águas começaram a escurecer e a cheirar mal. Algas começaram a se desenvolver em larga escala. Os banhistas se afastaram. Araruama e Iguaba Grande, nessa mesma época, deixaram de ter a mesma freqüência de antes, pois os motoristas ganharam a Via Lagos, uma estrada moderna com ligação direta a Cabo Frio, sem necessidade de passar por dentro das duas cidades.

Os governos municipais cuidaram de evitar o despejo de esgoto sem tratamento nas águas da lagoa. As dragas, grandes destruidoras, que retiravam milhares de m³ de areia e concha do fundo da lagoa, foram proibidas de continuar a operar.


Por outro lado, o governo estadual construiu uma ponte, com vão de 300 metros sobre o canal de Itajurú, em Cabo Frio, para substituir a antiga, com apenas 30 metros de vão. Para a ponte antiga ser viabilizada, tendo apenas 30 metros, foi feito um aterro, que agora está sendo retirado. O canal está voltando a permitir a livre entrada e saída das águas, nas duas marés diárias.

O resultado de todas essas ações já começa a se fazer notar: as águas estão clareando.

Muito mais poderia ser feito. Os esgotos tratados de Iguaba Grande deveriam ser despejados na bacia do rio Una, que necessita de nitrogênio e fósforo para abastecer a agricultura da região. O maior volume dágua também evitaria a maré salgada, um dos problemas que o atinge.


Em Cabo Frio a empresa Pró-Lagos, responsável pela coleta e tratamento dos esgotos na região, despeja na lagoa 400 litros de esgoto tratado por segundo. Mesmo tratado, esgoto é esgoto em qualquer lugar do mundo. A diferença é que, além do esgoto, ainda há uma concentração de produtos químicos. Você se banharia nas águas servidas de seu banheiro, mesmo que esta fosse tratada? Pois é isso que acontece. Infelizmente nossas leis permitem uma aberração como essa. O nitrogênio e o fósforo continuarão a ser despejados na lagoa, acelerando o crescimento das algas.



Os assuntos de saneamento da região dos lagos e despoluição da Lagoa de Araruama estão subordinados ao Consórcio Intermunicipal Lagos-Rio São João, organização não-governamental.

13 comentários:

Fernanda disse...

É, esperemos que a Lagoa de Araruama volte a ser aquele lugar agradável para um bom mergulho e que suaS águas cristalinas não fiquem apenas na memória (principalmente da minha infância)!

Anderson Santos disse...

Espero que realmente esta lagoa de Araruama volte a ser um lugar agradável para que quem sabe um dia eu possa ir visitar.

Anônimo disse...

Sei que as águas ficaram muito turvas devido ao esgoto e a proliferação de algas e o assoreamento de suas águas.
Sei que melhorou muito com as obras do canal de Itajuru. Mas acho que isso apenas, uma parte da solução desses problemas. Pois a solução seria criar um canal direto da lagoa com o mar, sem que este tenha que passar dentro da poluidora, Cabo Frio. E seguir o exemplo do que foi feito na lagoa de saquarema , para fazer com que a água entre pelo ponto mais tênue da lagoa e o oceano atlântico. Ponto, este, localizado numa faixa de 200m entre o mar e a lagoa na restinga de massambaba, no município de Arraial do cabo, seja dinamitado e criado um canal limpo e direto com o corpo d'água principal da lagoa!!
Mas, entretanto, estou ciente de que existe esse projeto ambiental nas mãos dos integrantes da SERLA. Mas sei também, que muitos temem que o "esgoto" da Lagoa de Araruama vá parar nas praias de Arraial e de Cabo Frio. Ou pior: "que a lagoa sofrerá um grande aumento no fluxo de água"(Como se esta estivesse num nível mais baixo que o do mar. Mas a lagoa não sofrerá nada pois está no mesmo nível do oceano). E infeliz, ou pobre de espírito, é quem pensa assim. Como se a Lagoa de Araruama fosse um Rio Tietê ou uma Baía de Guanabara(Ambos carcomidos pela poluição de centros metropolitanos com mais de 11 milhões de habitantes em seu entorno, e que ela fosse poluir tudo, afinal esta é uma lagoa ainda limpa ou é a "lagoa tietê"?!!).
Gosto de Araruama, da Lagoa, e de quem pensa que se planejar com amor, determinação, inteligência, é o melhor remédio para se chegar ao objetivo final intencionado!!!

Anônimo disse...

Bem hoje nomeu trabalho aqui em Brasilia - num momento bem tranquilo me lembrei muito do RJ - no tempo que em 1968 - em Nova iguaçu morava eu com minha familia - e faziamos excursões pelo nosso clube, tempo bom que não volta mais - e iamos muito a Araruama e Muriqu, Cabo Frio - estive no RJ agora em 22 de agosto de 2008 para matar a saudade dos meus parentes e comentamos muito sobre Arauama - caminhavamos nas aguas ate sumir de vista, sem nenhum pouição - era linda a lagoa. Fiquei muito triste como que fizeram com ela - tanta sujeira, mas graças a Deus - as pessoas sensatas e o Governo estão começando a olhar por ela de novo. PARABÉNS POR TUDO que estão tentando fazer. Cuidem desta lagoa porque igual a esta não existe. Lena Brasilia - 09 de setembro de 2008.

Anônimo disse...

Dêem uma olhada no novo site de araruama no ar, muito lindo o que estão fazendo para que a cidade cresça cada vez mais.

link:www.araruama.tur.br

Anônimo disse...

Não sei o que houve, mas a Lagoa estava com as águas escuras novamente neste ultimo final de semana, tomara que seja somente despendemento de algas.
Se alguem souber a causa e quiser me explicar, agradeço.
fb_freitas@yahoo.com.br
Fabricio.

Anônimo disse...

Não sei o que houve, mas a Lagoa estava com as águas escuras novamente neste ultimo final de semana, tomara que seja somente despendemento de algas.
Se alguem souber a causa e quiser me explicar, agradeço.
fb_freitas@yahoo.com.br
Fabricio.

PÚBLICO ALVO disse...

MEUS AMIGOS...
É CADA DIA MAIS GRITANTE A DEGRADAÇÃO QUE VEM SOFRENDO NOSSA LAGOA. NÃO FALTAM EPISÓDIOS EM NOSSA HISTÓRIA RECENTE DE VERDADEIROS CRIMES CONTRA ESSE GRANDIOSO ECOSSISTEMA - VIDE O ÚLTIMO E AVASSALADOR DESPEJO DE DEJETOS QUE ACARRETOU NA MORTE DE TONELADAS DE PEIXES E NO ESCURECIMENTO DE SUAS ÁGUAS NOVAMENTE. CRESCI ME BANHANDO NAS ÁGUAS E AINDA HOJE DESENPENHO ALGUM TIPO DE ATIVIDADE NA LAGUNA, SEJA LAZER OU PESCA. A PROLAGOS PROTAGONIZA A AGONIA DE NOSSAS ÁGUAS SEM QUE, NO ENTANTO, FAÇAMOS ALGO PARA EVITAR. APENAS QUANDO O ÚLTIMO PEIXE MORRER É QUE VÃO PERCEBER QUE DINHEIRO NÃO É COMESTÍVEL?...
É NECESSÁRIO UNIÃO, FORÇA DE VONTADE E SOBRETUDO CORAGEM DE PEITAR OS INTERESSES DE OUTREM PARA QUE POSSAMOS MANTER VIVAS NOSSAS LEMBRANÇAS E NOSSA LAGOA. QUERO A LEMBRANÇA DA LAGOA ONTEM E HOJE, QUERO PESCAR, VELEJAR E VOLTAR A ME BANHAR. VAMOS NOS UNIR!

Fernanda Cora' disse...

Realmente espero que a Lagoa de Araruama volta a ser aquele lugar bonito e confortável de antes.

Beijos Fê

Anônimo disse...

Amo a Lagoa de Araruama, estou acompanhando por internet e comentários o que estão fazendo por ela, mas fico intrigada por não saber o que na realidade acontece porque a lagoa volta e meia está escura e com cheiro desagradável. Acho que sinceramente que só a estação de tratamento de esgoto não está dando conta sozinha e precisa haver alguma coisa mais eficiente para resolver logo este problema de uma vez.

Unknown disse...

Luci disse... É um absurdo o que fizeram com a lagoa de Araruama! Um verdadeiro crime. Tenho casa na Pontinha faz 20 anos e vi o que era, e o que aconteceu. Quanto nao se perdeu em turismo!. As autoridades precisam ver isso .Não se pode desvalorizar um presente da natureza .A unica lagoa salina no mundo que tem agua o ano todo .A lagoa melhorou mas as algas cotinuam lá e isso tem que ser resolvido. Vamos nos mobilizar. Nossos netos merecem !

Unknown disse...

Era linda queria parar isso jogar esgoto nela como disse esgoto e esgoto

Unknown disse...

Eu estive em iguaba grande e sinceramente não tenho coragem de entrar naquela água turva e com cheiro ruim as pessoas de lá entram numa boa, mais eu tenho receio.