domingo, 8 de junho de 2008

Gatos e ratos

Um quilo de cobre custa mais de R$ 10,00. Quanto pesará um fio de cobre que vai de um poste a outro? E se forem quatro fios? Dá para arrecadar mais do que um salário mínimo.

Este é o grande problema enfrentado pela Ampla, que atende a Região dos Lagos. Além dos gatos, os ratos existem em grande quantidade. Os gatos, roubo de energia sem passar pelo relógio, são tão bem feitos que chegam a ser subterrâneos, sem deixar vestígios. Há casas com iluminação sem que seja visto um único fio passando da rede externa para ela. Quem paga somos nós, que recebemos a conta todos os meses.



Os ratos, animados pela falta de policiamento e dificuldade de acesso, estão cada vez mais especializados. Sobem no poste sem escadas, apenas escalando o concreto. Cortam os fios, deixando muitas casas sem luz.


Foi o que aconteceu nesta madrugada de domingo em Iguabinha. Os cachorros estavam agitados, percebendo uma movimentação anormal, mas silenciosa. De repente o 'no break' começou a apitar. Acabou a luz. Mais um roubo consumado.


A Ampla, justiça seja feita, atendeu logo o chamado e reparou a área afetada. Os fios de cobre foram substituídos por alumínio. Mas toda a antiga rede é de cobre, significando que teremos ainda muita interrupção no fornecimento de energia elétrica.

Nenhum comentário: