quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Nem tudo são flores na Região dos Lagos

Iguabinha pede socorro!


Da mesma forma que mostramos as belezas da Região dos Lagos, não vamos deixar de apontar as falhas e negligências dos prefeitos que administram as cidades da região. Entra ano, sai ano, os problemas se arrastam indefinidamente. 

Desta vez mostraremos Iguabinha, um bairro nobre de Araruama, situado às margens da lagoa que deu nome à cidade. Esta proximidade fez com que Iguabinha fosse um recanto de veranistas, com boas casas, IPTU elevado, sendo mais frequentada durante o verão.



Apesar disso, ou mesmo assim, suas ruas não são pavimentadas, com redes de esgoto, calçadas, etc. O asfalto existe nas poucas ruas que são vistas da orla, o cartão de visita da prefeitura.


Quem chega ao sub-bairro Gecylândia, onde está o único mercadinho da orla, o Posto Policial (DPO), Posto de Saúde e Sub-Prefeitura, encontra ruas asfaltadas até onde a vista alcança. Literalmente, o asfalto vai até onde a vista alcança. A partir daí as ruas são de terra, sem qualquer manutenção, cheias de buracos e lama quando chove.


Paralela à rua principal, mas invisível da orla, a Rua dos Rouxinóis sofre com o abandono. Alguns moradores dizem que, nos registros da Prefeitura, algumas ruas constam como asfaltadas sem o ser. Não apurei a informação, mas é possível que seja verdade.  







É difícil imaginar que uma casa nesta rua pague tanto IPTU quanto um apartamento no Rio, situado em  rua com asfalto e rede de esgotos, localizada em bairro nobre. 

O prefeito de Araruama esteve em Brasília na semana passada. No Facebook mostrou-se feliz por ter conseguido do governo federal uma verba do PAC 2 para investir na cidade. Apenas Araruama e São Pedro d'Aldeia, na Região dos Lagos, receberam este presente. Iguabinha, que elegeu o vereador mais votado de Araruama, atual Presidente da Câmara, merecia ter um reconhecimento. Afinal, isso é um direito de todos aqueles que pagam seus impostos regularmente e escolhem bem seus candidatos. 

Ou não?

terça-feira, 29 de outubro de 2013

As caliandras estão florindo

É na primavera que as caliandras mostram todo o seu esplendor, como fogos de artifício, numa explosão de beleza.





Lagoa de Araruama - Pesca artesanal - Fim do defeso

Faltando 2 dias para o fim do período de defeso, pescadores se preparam para voltar às atividades. Canoas são pintadas, redes consertadas, motores ajustados. A expectativa é grande. A Lagoa de Araruama, depois das providências que as prefeituras ribeirinhas tomaram para a despoluição, passou a ser grande fornecedora de pescado. Tainhas, robalos, perumbebas, corvinas, carapebas, camarões, são abundantes em suas águas. O defeso durou três meses para permitir a procriação e o crescimento dos cardumes.

Vamos acompanhar as pescarias que estão para acontecer a partir de 1º de novembro de 2013.

Aproveitando a temporada de verão e a despoluição da lagoa, mostraremos algumas cidades da Região dos Lagos, como Cabo Frio, Búzios, Arraial do Cabo, São Pedro d'Aldeia, Iguaba Grande, Araruama. Em Arraial, o grande atrativo é o passeio de barco, com saída da Praia dos Anjos e duração de três horas. Nos próximos dias vamos embarcar em um desses barcos e mostrar tudo aqui.



OVNI em Iguabinha. Seria segurança do Obama, que estava no Rio?


O que é um OVNI? Objeto voador não identificado, não necessariamente de origem extraterrestre. Até que possamos identificar o objeto voador, ele é um OVNI.
Este vídeo mostra um desses artefatos. Assista e comente. Quem sabe assim ele deixe de ser um OVNI.
Em 19 de março de 2011 o Presidente Obama estava no Rio de Janeiro e eu passava uns dias na Região dos Lagos. Foi lá que tudo aconteceu.Por volta das 10 horas da manhã eu colocava roupas num varal que acabara de instalar. Lamentava ter colocado a corda tão alto, obrigando-me a um grande esforço para conseguir alcancá-la. Durante as tentativas, ficava de cara para o céu, em direção ao sol.
Numa dessas vezes tive a impressão de ter visto algo. Foi uma piscadela, um reflexo forte, mas brilhante, ao sul de onde se encontrava o sol, em direção ao leste. O objeto, que não consegui identificar, estaria sobre São Pedro d'Aldeia, a grande altitude, possivelmente a mesma dos aviões que passam por aqui, mas não na mesma rota.
Fiquei observando. De vez em quando ele desaparecia, pois havia muita claridade. O céu estava limpo, com ligeira nebulosidade.
De vez em quando o OVNI tornava-se mais visível, justamente quando estava numa posição mais favorável e refletia um dos lados em minha direção. Tinha a forma de um paralelogramo, metálico, prateado, com os 4 lados iguais. Um imenso paralelepípedo..."
Assista ao vídeo, veja as fotos e imagens em movimento. Tire suas conclusões.