sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Pesca proibida na Lagoa de Araruama



Desde o final de outubro e até 15 de dezembro está proibida a pesca na Lagoa de Araruama. A medida protege os peixes que estão procriando nesta época.

O peixe mais comum da lagoa é a perumbeba, de carne saborosa. Embora a perumbeba possa pesar mais de 5 kg, estavam sendo pescados exemplares com apenas 200 ou 300 gramas.

O defeso não vai resolver o problema. Os pescadores precisam ser conscientizados e utilizar redes com malha mais larga. Ficar 50 dias sem pescar já é alguma coisa.

Alguns pescadores desafiam a proibição. Se forem pegos ficam sem as redes e embarcação. A multa é alta. E a licença de pesca é cancelada. O risco é grande.

A fiscalização conta com equipamentos modernos. As lanchas são velozes e contam com apoio em terra. Durante a madrugada um carro estaciona na restinga, próximo a Praia Seca e, com potente holofote, procura infratores nas águas da lagoa.

Alguns pescadores, sem ter como ganhar o sustento, procuram burlar a fiscalização, pescando com espinhel em vez das redes.

Pelo sim, pelo não, o melhor é não arriscar e esperar pelo dia 15. Até lá, a solução é arrumar uma outra atividade, como se isso fosse possível numa época de chuvas, sem veranistas e sem qualquer possibilidade de faturar alguma coisa.

São as regras. Fazer o quê?