sábado, 29 de dezembro de 2007

Passeio de barco em Arraial do Cabo

Esta é a Ilha de Cabo Frio, mais conhecida como Ilha do Farol. A foto mostra o ponto em que as coordenadas geográficas indicam 23° de latitude sul e 42° de longitude oeste.

No último fim de semana de 2007 o tempo ajudou bastante. Há dois dias não aparece uma única nuvem no céu da Região dos Lagos.

Por que os turistas procuram Arraial do Cabo entre tantas opções de lazer que lhes são oferecidas? Afinal, Arraial é uma pequena vila de pescadores, que cresce sem muito planejamento e não oferece, além da natureza, alternativas a quem quer se divertir.

Mas, tendo esse mar, Arraial não precisa oferecer mais nada. As águas cristalinas surpreendem a todos que nelas se banham.

Além do banho de mar na Praia Grande e na Prainha (na entrada da cidade), o banhista pode passar o dia na Praia do Forno, onde se chega de barco-taxi, ou por uma trilha no morro. É preferível ir de barco. A trilha é íngrime e não compensa o esforço que será feito.

Na Praia do Forno há barracas com bebidas e comidinhas. O mar é calmo e não oferece perigo algum.

O programa preferido por quem vai a Arraial é fazer o tradicional passeio de barco.

As embarcações costumam sair às 10 horas do píer da Praia dos Anjos para um passeio de algumas horas, passando pelas prainhas do Pontal do Atalaia, onde há uma parada para um mergulho e, quem quiser, pode esquiar de esquibunda, nas dunas que vão até a água.

Das prainhas do pontal vamos navegar pelos baixios, passar pelo Boqueirão e conhecer um acidente geográfico chamado "Fenda de Nossa Senhora". Diz a lenda que a fenda na rocha foi feita por um raio. Há uma imagem de Nossa Senhora colocada, neste local, pelos pescadores. Mais adiante está um enorme buraco que, segundo contam, foi causado por um meteorito. Antes de chegar ao Farol Novo, localizado na beira de um penhasco, visitamos a Gruta Azul, ponto alto do passeio.

Ao retornar, há a parada na praia da Ilha do Farol, com permissão da Marinha que zela pela sua conservação , pois a ilha é área de preservação ambiental.

Finalmente, depois de um longo passeio, vamos até a Praia do Forno, onde está o Restaurante Flutuante. Bebidinhas e petiscos são bem-vindos. Rodelas de lulas e iscas de peixe são deliciosos.

É hora de encerrar nosso passeio. Estivemos cerca de cinco horas navegando pelos mares de Arraial.
Quem vai uma vez, quer voltar sempre.

sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Tempo bom Região dos Lagos


Sexta-feira, 28 de dezembro. Céu limpo, sem nuvens e sem poluição na Região dos Lagos. Os turistas que escolheram a região para assistir à virada do ano, já começaram a chegar.

Arraial do Cabo, Búzios e Cabo Frio são as cidades mais procuradas. São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande e Araruama, cuja opção de lazer é a lagoa, também recebem muitos visitantes. Com as águas da lagoa mais claras, os três municípios voltam a ser opção nas férias.

segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

Lagoa de Araruama pronta para o verão


Parece até presente de Papai Noel, mas as águas da Lagoa de Araruama clarearam bastante.


O verão começou há dois dias. Nos últimos sete anos os veranistas não puderam aproveitar a tranqüilidade das águas calmas e mornas da lagoa de Araruama. Por causa do esgoto despejado in natura, da dragagem indiscriminada para a retirada de areia e da obstrução do canal de Itajuru, em Cabo Frio, as algas deram uma tonalidade escura às águas da lagoa, e as tornaram impróprias para o banho. Águas cristalinas passaram a ser lembranças de um passado recente.


Agora, livres do pesadelo, os turistas e moradores já podem retornar às suas praias e curtir um verão tranqüilo em Araruama, São Pedro da Aldeia e Iguaba.

Essas fotos foram tiradas hoje, dia 24, após alguns dias de chuva. Normalmente as águas escurecem após as chuvas. Mesmo assim foi possível perceber a grande melhora.

terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Araruama, uma lagoa ameaçada

Até a virada do século as águas da lagoa de Araruama eram transparentes, com alta salinidade, propícias ao banho. A Região dos Lagos, onde estão os municípios de Cabo Frio, Arraial do Cabo, Búzios, Araruama, São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande e Saquarema, oferecia ao veranista, além das praias oceânicas, a possibilidade de se banhar nas águas da lagoa. A lagoa de Araruama é um ecossistema lagunar de 206.8 Km².

A partir de 2000 as águas começaram a escurecer e a cheirar mal. Algas começaram a se desenvolver em larga escala. Os banhistas se afastaram. Araruama e Iguaba Grande, nessa mesma época, deixaram de ter a mesma freqüência de antes, pois os motoristas ganharam a Via Lagos, uma estrada moderna com ligação direta a Cabo Frio, sem necessidade de passar por dentro das duas cidades.

Os governos municipais cuidaram de evitar o despejo de esgoto sem tratamento nas águas da lagoa. As dragas, grandes destruidoras, que retiravam milhares de m³ de areia e concha do fundo da lagoa, foram proibidas de continuar a operar.


Por outro lado, o governo estadual construiu uma ponte, com vão de 300 metros sobre o canal de Itajurú, em Cabo Frio, para substituir a antiga, com apenas 30 metros de vão. Para a ponte antiga ser viabilizada, tendo apenas 30 metros, foi feito um aterro, que agora está sendo retirado. O canal está voltando a permitir a livre entrada e saída das águas, nas duas marés diárias.

O resultado de todas essas ações já começa a se fazer notar: as águas estão clareando.

Muito mais poderia ser feito. Os esgotos tratados de Iguaba Grande deveriam ser despejados na bacia do rio Una, que necessita de nitrogênio e fósforo para abastecer a agricultura da região. O maior volume dágua também evitaria a maré salgada, um dos problemas que o atinge.


Em Cabo Frio a empresa Pró-Lagos, responsável pela coleta e tratamento dos esgotos na região, despeja na lagoa 400 litros de esgoto tratado por segundo. Mesmo tratado, esgoto é esgoto em qualquer lugar do mundo. A diferença é que, além do esgoto, ainda há uma concentração de produtos químicos. Você se banharia nas águas servidas de seu banheiro, mesmo que esta fosse tratada? Pois é isso que acontece. Infelizmente nossas leis permitem uma aberração como essa. O nitrogênio e o fósforo continuarão a ser despejados na lagoa, acelerando o crescimento das algas.



Os assuntos de saneamento da região dos lagos e despoluição da Lagoa de Araruama estão subordinados ao Consórcio Intermunicipal Lagos-Rio São João, organização não-governamental.

sábado, 1 de dezembro de 2007

Arraial, ideal para o mergulho

Este vídeo, encontrado no YouTube, mostra um pouco do Arraial submerso, durante uma aula prática de mergulho.

Cercado por praias e montanhas, Arraial do Cabo possui uma vasta fauna marinha e terrestre. Paraíso para os mergulhadores, nas praias de Arraial já apareceram muitas espécies de animais, desde pinguins até baleias, além das aves marinhas como o atobá e as gaivotas que fazem ninhos nas encostas, como na ilha do Farol.